fbpx

Você já passou pela experiência da Meditação?

Muitas vezes as pessoas acreditam que meditação acontece quando "interrompemos nossos pensamentos", porém não é exatamente isso que acontece.

Olá pessoal! Como vocês estão?


Vim aqui falar um pouquinho sobre meditação. Você sabe o que é? Já passou por essa experiência alguma vez?

Muitas vezes as pessoas acreditam que meditação acontece quando “interrompemos nossos pensamentos”, porém não é exatamente isso que acontece. Essa ideia de que para meditar nós precisamos parar de pensar é um dos principais motivos que acaba desmotivando os praticantes que experimentam pela primeira vez a meditação, por isso acabam concluindo erroneamente que essa prática não é para todos. A meditação é sim para todos, e como qualquer outra prática ela exige um treinamento para ser aprimorada.

Na verdade o que acontece é que estamos acostumados a estar constantemente alimentando o nosso cérebro com informações. A todo momento estamos buscando algo que prenda nossa atenção, como o celular, a televisão, o computador, os vídeos, as músicas, os livros, as conversas e muitos outros. Por isso, quando experimentamos a meditação pela primeira vez, nós abrimos espaço para que nossos pensamentos aconteçam naturalmente, sem estar com a atenção presa em algo específico.

A prática da meditação acontece em vários estágios, e como qualquer treinamento, na medida que você pratica você vai evoluindo nos estágios iniciais e entrando em estágios mais avançados. O primeiro passo (na maioria das vezes) envolve um processo de direcionamento da atenção, no qual o praticante se concentra em encontrar um ponto para o direcionamento do foco, de modo que com isso ele tenha menos distrações que o tirem de seu objetivo, que é a concentração em um foco específico. Esse direcionamento pode acontecer ao se concentrar em um som: fazendo a repetição mental de alguma palavra, de algum mantra ou até mesmo escutando atentamente alguma música; Pode ser em um objeto: se concentrando na observação de algo como uma vela ou uma planta; Pode ser em uma visualização mental: se concentrando em imaginar um cenário ou se visualizar em alguma situação, percebendo todos os detalhes; Ou ainda pode ser na respiração: se concentrando em perceber a respiração acontecendo no corpo, o ar entrando e saindo pelas narinas, a sensação das costelas se afastando e se aproximando abrindo espaço para que a respiração aconteça. Esse último: o foco na respiração, é a prática mais comum entre iniciantes desse processo de direcionamento da atenção.

Existem inúmeros benefícios dessa prática. Alguns deles são:

- Reduz a ansiedade
- Melhora a qualidade do sono
- Melhora o foco 
- Auxilia a se manter atento em tarefas mais longas (como no trabalho)
- Promove uma sensação de bem estar
- Tranquiliza
- Traz clareza mental
- Descansa o corpo

E acho que umas das coisas mais importantes e mais legais da meditação é que com ela nós ganhamos 2 segundos. Aqueles 2 segundos essenciais antes de tomar as decisões de forma agressiva e sem pensar, você ganha esse tempo para fazer uma respiração profunda, e assim consegue pensar e responder às situações forma mais amorosa.

Nós praticamos meditação todos os sábados as 9h. Venha conhecer a sua mente! Te espero!

Professora: @emilymals

Novidades no seu e-mail
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

SIGA-NOS

Youtube

Conheça nosso Youtube

TREINE EM CASA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não pare por aí

Veja mais