fbpx

Como criar o hábito de fazer exercício físico

Praticar exercícios físicos em alguns dias da semana é essencial para a nossa saúde física e mental, sem contar que contribui também para a estética corporal. Para não ser considerado sedentário, o ideal é a realização de atividade física no mínimo 150 minutos por semana. Porém, criar esse hábito de treinar, ainda mais para quem não é tão ligado à academia ou esportes no geral, não é sempre uma tarefa fácil.
De acordo com o autor Charles Duhigg, do best-seller O Poder do Hábito, grande parte da nossa rotina diária, como escovar os dentes ou amarrar um lado do cadarço antes do outro, se baseia inteiramente nos hábitos que nós criamos ao longo dos anos.
Em sua teoria, que foi baseada em pesquisas do mundo inteiro, Charles afirma que é possível modificar e criar um hábito apenas substituindo-o por outro. Então, a primeira dica para incorporar a atividade física ao seu dia a dia é anotar a sua rotina e identificar qual hábito pode ser substituído por ela.
Criando o hábito aos poucos
Não adianta forçar a ideia de uma vez ou você vai acabar desanimando e desistindo! O ideal é ir colocando a prática aos poucos na sua rotina até que você se condicione e abrace a ideia:

  • Comece substituindo o básico: troque o carro pela bicicleta ou caminhada para ir trabalhar ou comprar algo perto de casa. Suba de escada em vez de usar o elevador. São passos pequenos que já fazem diferença e melhoram seu condicionamento físico para treinar. E é uma boa alternativa também para quem não tem tempo de ir à academia.
  • Insira o exercício físico em outras atividades: já pensou que brincar com as crianças da família ou com os animais também pode ser um jeito de treinar? Fazer aquela faxina em casa ou passear com seu cachorro pode ser um bom começo.
  • Experimente atividades antes de escolher: existem aulas experimentais de diferentes modalidades nas academias. Para que você crie o hábito de treinar, você precisa encontrar uma atividade física que te agrade e seja prazerosa. Assim, não será uma obrigação e os benefícios serão mais bem aproveitados. E não desanime pois é muito as pessoas na o se identificarem logo com seu esporte ou treino preferido.
  • Não se force demais: você não precisa pegar pesado logo de cara, isso pode, inclusive, ser prejudicial e te levar a um desgaste físico. Seu corpo precisa de um período para se adaptar e seu condicionamento vai melhorando conforme o tempo. Então, respeite seus limites!
  • Não coloque obstáculos: escolha uma atividade que você consegue e gosta de fazer e um local perto de você. Se você mesmo colocar empecilhos como distância ou limitações no caminho, será mais difícil seguir a rotina.
  • Valorize o seu progresso: manter uma relação da sua evolução, seja anotando, controlando por um aplicativo de celular ou por meio de fotos de “antes e depois”, pode te dar ainda mais incentivo para continuar.
  • Treine com amigos: uma boa saída para quem não gosta de exercícios ou academia é justamente chamar aquele amigo ou familiar para treinar. Assim, quando um estiver cansado ou com aquela preguiça o outro sempre tentará animar o parceiro. 

Lembre-se sempre de consultar seu medico antes da realização de exercícios físicos para garantir sua saúde e evitar lesões musculares ou ósseas desnecessárias.

Fonte: drconsulta

Novidades no seu e-mail
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

SIGA-NOS

Youtube

Conheça nosso Youtube

TREINE EM CASA

Não pare por aí

Veja mais