Se você deseja ter uma vida mais saudável, incluindo uma atividade física em sua rotina, saiba que yoga ou pilates podem ser excelentes alternativas! Ambas as práticas oferecem inúmeros benefícios para o corpo e a mente, e mesmo que pareçam bastante semelhantes, cada modalidade contém diferenças específicas.
Os métodos de exercício são utilizados para diversos fins e, conforme o praticante vai se desenvolvendo, é possível perceber resultados positivos, além de uma melhora significativa na qualidade de vida. O mais interessante é que qualquer pessoa pode praticar, desde crianças e gestantes até idosos.
Continue a leitura e conheça, a seguir, os benefícios da yoga e do pilates e, ainda, o que deve ser avaliado antes de optar por uma das práticas. Confira!
O que é yoga?
Derivada da palavra em sânscrito “yuj“, que tem o significado de união ou integração, a yoga é um conjunto de práticas que têm mais de 5 mil anos de história. O objetivo é, justamente, harmonizar o corpo e a mente por meio de técnicas de respiração e postura, chamadas de pranayamas, ásanas e meditação.
A yoga pode ser praticada de inúmeras formas, sendo que os tipos mais conhecidos são a hatha yoga, kundalini yoga, vinyasa yoga e iyengar yoga. Todas elas trabalham os ásanas, os pranayamas, a meditação e, também, a respiração. No entanto, antes de escolher uma opção é preciso conhecer as características de cada método, estipulando quais são os objetivos e resultados que você deseja alcançar.
Assim, muito mais do que apenas movimentar e alongar o corpo, a yoga serve para muitos fins. Ela é capaz de elevar a autoestima e melhorar a concentração do praticante, atuando significativamente para amenizar sintomas de estresse e ansiedade. Além disso, com o tempo de prática, o corpo ganha mais elasticidade, contribuindo para a flexibilidade e o fortalecimento dos músculos.
Outro grande benefício da yoga é que ela favorece e trabalha o crescimento espiritual, uma vez que as técnicas buscam harmonizar os chacras presentes no corpo. Sem contar que os exercícios são excelentes estimulantes para o sono, pois, por meio do equilíbrio da respiração, é possível obter mais conforto e bem-estar.
Portanto, a yoga pode ser praticada por qualquer pessoa, sem limite de idade ou gênero. Crianças, jovens, adultos, gestantes e idosos, independentemente da idade, podem usufruir de todos os benefícios que a modalidade oferece para a saúde.
O que é pilates?
O pilates surgiu ao longo da Primeira Guerra Mundial, inspirado na yoga, meditação, artes marciais e na medicina tradicional chinesa, ou seja, nos princípios da cultura oriental. Os exercícios consistem, basicamente, em uma série de atividades que resultam no ganho de força muscular, equilíbrio, melhora da flexibilidade e respiração.
Existem dois tipos de pilates, o solo e o feito com a ajuda de aparelhos, como bolas, cadeiras com molas, elásticos, entre outros, que auxiliam a guiar os movimentos corretamente. Conforme o tempo, as posturas aumentam de dificuldade, acompanhando o desenvolvimento e a evolução da pessoa.
De acordo com seus fundamentos, a prática busca melhorar a saúde e a força física do praticante. Além disso, os músculos ficam mais fortes, contribuindo para o crescimento da flexibilidade e a melhora da circulação sanguínea. Assim, a prática é bastante eficaz para combater o estresse e a fadiga, muitas vezes gerados pelo acúmulo de cansaço mental.
Ainda, quando realizado regularmente, o pilates é capaz de melhorar o condicionamento físico e aumentar a resistência do corpo. Os alongamentos e as posições também fazem com que o praticante mantenha a postura mais natural e adequada, aumentando a capacidade de concentração e a coordenação motora.
O pilates é recomendado para todos, desde as crianças até os idosos. As gestantes também podem aproveitar os benefícios da atividade, uma vez que os exercícios fortalecem o assoalho pélvico da mulher, auxiliando o momento do parto. No entanto, é fundamental contar com a ajuda de um instrutor especializado para que os movimentos sejam executados de maneira adequada.
Afinal, yoga ou pilates?
Antes de optar entre yoga ou pilates, é fundamental entender com qual das modalidades você mais se identifica. Até porque cada uma das práticas carregam conceitos e filosofias, além de objetivos específicos, mesmo que aparentem ter muitas semelhanças. O mais importante, no entanto, é conseguir manter uma rotina de treinos sem abrir mão do prazer e da diversão, adaptando a sua realidade com uma vida mais saudável.
Por exemplo, se o seu intuito é ter momentos de relaxamento para melhorar a concentração e a respiração, talvez a yoga seja a opção mais indicada. Por outro lado, o pilates é recomendado para quem deseja tonificar certas regiões do corpo, melhorar o alongamento e alinhar a postura e o equilíbrio. Tudo vai depender das necessidades do seu corpo e, também, do seu momento de vida.
Até porque, ambos os métodos são extremamente eficazes para trabalhar a resistência corporal, sendo que a yoga age sobre todas as regiões ao mesmo tempo, e o pilates atua nas partes isoladamente. De qualquer maneira, é possível praticar as duas modalidades de forma simultânea, adquirindo todos os benefícios físicos e mentais que elas oferecem.
O ideal é contar a ajuda de um profissional especializado para que você consiga fazer uma escolha que seja adequada para o seu caso. Nós da Oxigênio Academia temos exatamente essa preocupação com os nossos alunos, pois acreditamos que os treinamentos devem ser focados no desenvolvimento funcional completo, auxiliando tanto o corpo quanto o espírito dos praticantes.
Na Oxigênio Academia é possível praticar aulas de hatha yoga e pilates solo, em um ambiente familiar e agradável. Ainda, os profissionais e a estrutura buscam atender o público da melhor forma para que seja possível usufruir de todas as vantagens que as atividades físicas proporcionam. Sendo assim, o nosso maior foco é que os praticantes consigam atingir saúde e vitalidade, sem dores ou grandes sacrifícios.
Independentemente da sua decisão, praticar yoga ou pilates contribui para a melhora da sua qualidade de vida como um todo. Lembre-se apenas de que é fundamental considerar as características de cada atividade e os objetivos que você deseja atingir, conseguindo, com isso, aproveitar ao máximo os benefícios de cada uma das práticas.
Fonte: OxigenioAcademia