Manter-se ativo é uma das recomendações das autoridades de saúde para este período de quarentena e, talvez também por esse motivo, está a verificar-se uma maior afluência à prática de treinos em casa, aos quais até as pessoas mais sedentárias estão a aderir.
É a pensar nesta missão que o Urban Sports Club partilha 9 cuidados que não devem ser esquecidos no momento de exercitar o seu corpo em casa:
Planear o treino
A preparação prévia do treino que se pretende fazer é uma ajuda para que o período dedicado ao exercício físico seja eficaz. Planear é um dos truques, ajudando a organizar o número de repetições e duração de cada exercício. Para que não falte imaginação, é possível procurar inspiração em livros ou vídeos.
Criar a sua “banda sonora”
Um treino de uma hora pode parecer mais longo sem música ou televisão a acompanhar. A música proporciona uma motivação extra e, por isso, deve fazer parte de qualquer treino.
Em casa cada um pode ser o seu próprio DJ e preparar uma playlist própria, nunca esquecendo que as músicas favoritas devem marcar presença.
Preparar uma refeição leve e rica em nutrientes
Uma refeição leve e rica em nutrientes proporciona energia para a prática desportiva. Assim, é importante escolher alimentos ricos em vários nutrientes e de fácil digestão, que aumentem o rendimento e contribuam para melhores resultados.
Antes da prática de exercício físico, devem evitar-se alimentos com hidratos de carbono complexos, com alto teor de gordura ou muito condimentados (como pão, massas e cereais), uma vez que envolvem uma digestão mais lenta. Também é de evitar o consumo de refrigerantes e, sobretudo, de bebidas alcoólicas.
O ideal é optar por alimentos com hidratos de carbono simples, como a fruta, cuja absorção é mais rápida, garantindo um maior nível de energia mais rapidamente.
Fonte: Lifestyle