Quer potenciar as suas aulas de ginásio com os alimentos mais adequados? Esta “lista de compras” foi feita a pensar nas mulheres que se dedicam a assegurar, com uma dieta saudável e um plano de exercício físico regular, o seu bem-estar físico e mental.
1. Bananas
Devido ao seu elevado índice de potássio, descascar e comer uma banana é o alimento perfeito para aliviar aquela irritante dor do lado. As cãibras musculares estão relacionadas com a falta de sódio, no entanto, o potássio também tem um papel importante no tratamento deste tipo de dor: é fundamental para repor os líquidos que perdeu na aula de aeróbica (em forma de suor entenda-se!) e ajuda a absorver os líquidos que ingere pós-ginástica, garantindo uma hidratação completa. Para além disso, as bananas estão recheadas com hidratos de carbono energizantes: uma banana média contém 400 miligramas de potássio e 29 gramas de hidratos de carbono.
2. Frutos Silvestres
Considerados uns dos 20 alimentos mais ricos em antioxidantes, uma mão cheia de mirtilos, framboesas e amoras está recheada de nutrientes indispensáveis para proteger os músculos contra as eventuais lesões que possam advir da prática de exercício físico. Sempre que comprar frutos silvestres, preste particular atenção à sua cor, quanto mais escuros mais saudáveis.
4. Laranjas
Onde começar? Talvez com o facto de uma única laranja conter a dose diária de vitamina C recomendada para as mulheres (75 miligramas). Para além de contribuir para a reparação do tecido muscular, a vitamina C potencia ainda a produção de colagénio, um tecido que mantém os ossos fortes e a pele firme.
5. Cenouras
As cenouras são compostas por grandes quantidades de hidratos de carbono complexos que, para além de fornecerem energia aos músculos, também libertem o potássio necessário para controlar a pressão arterial e as contracções musculares. Bónus: meio copo de cenouras contém apenas 35 calorias.
6. Batatas
Sua mais do que gosta de admitir? Não está sozinha, mas é mais importante preocupar-se com a reposição dos electrólitos perdidos com a transpiração do que com a transpiração em si. Neste caso, uma batata assada em folha de alumínio com uma boa pitada de sal vai assegurar os electrólitos, sódio e potássio necessários para manter, em equilíbrio, os fluidos que se concentram em torno das células e que garantem a contracção correcta dos músculos.
7. Amendoins
Não subestime o poder de uma mão cheia de amendoins – a abarrotar com energia, são conhecidos por fornecer uma força extra na hora de correr mais um quilómetro ou fazer mais cem abdominais.
8. Cereais Integrais
Precisa de retemperar forças e aconchegar o estômago antes de sair para o ginásio? Uma taça de cereais com leite magro é a melhor aposta porque contém proteínas que fortalecem os músculos e hidratos de carbono complexos que potenciam a sua resistência e performance. Para além disso, um snack deste género, ingerido 60 minutos antes do seu workout, vai dar-lhe energia para pular com mais força e durante mais tempo, evitando ainda que coma em excesso depois da aula.
9. Ovos
Fonte de energia, os ovos contêm colesterol – necessário para o funcionamento pleno do nosso organismo desde que não seja em excesso – e a sua gema é uma excelente fonte de ferro e de lecitina, sendo este último fundamental para a saúde cerebral. Também temos de manter o nosso cérebro em forma, não é verdade?
10. Salmão
Para além de ser um dos alimentos mais saudáveis que pode dar ao seu coração, estudos recentes sugerem que as gorduras monosaturadas e de ómega 3 encontradas no salmão podem contribuir para a redução do perímetro abdominal. Quer melhores motivos para comer uma bela posta de salmão grelhado?
Fonte: anossavida