Hoje em dia criou-se um perfil de corpo feminino perfeito. Com o acesso fácil à internet, cada vez mais aparecem métodos de treinamentos, de suplementação e de programas de treinos voltados para as mulheres que pretendem melhorar seu corpo. Na mesma proporção surgem também os vários mitos que se referem à melhora do corpo feminino. Um deles, e talvez o mais comentado, é o de que mulheres que treinam musculação ficam “fortes demais”.
Para desmistificar a questão convidamos o educador físico e personal trainer, Ricardo Fantoni. “A afirmação é incorreta, pois a musculação não só é usada como método muito eficaz para reforço muscular, como dentre muitas pesquisas, é considerada a melhor forma de emagrecimento. Ou seja, mulher que deseja emagrecer, deve sim procurar uma academia e um profissional capacitado para lhe encaminhar para um treino de musculação”, esclarece. A seguir, Ricardo relaciona vários fatores que reforçam a tese de que a musculação pode e deve ser utilizada como peça-chave no processo de treinamento das mulheres:
– Com o treinamento resistido, onde há a sobrecarga, ocorre o rompimento das fibras musculares e, para que o corpo consiga se reabilitar, após a atividade física, o organismo inicia um processo de reconstrução dessas fibras musculares, o que demanda um grande consumo de calorias. Ou seja, mesmo após o término do exercício, o corpo continua gastando calorias.
– Outro item importante que pode atrair as mulheres para o trabalho de musculação é a definição muscular, entenda-se aí as famosas “curvas” do corpo feminino. Como a musculação tem uma grande possibilidade de isolar os movimentos para algumas regiões do corpo, pode-se trabalhar determinadas necessidades de cada indivíduo. Com a orientação correta de um professor pode-se obter resultados excelentes.
Conforme Ricardo, vale ressaltar também que, quaisquer que sejam os objetivos a serem buscados dentro do trabalho de musculação, os resultados só serão atingidos se forem conectados com os outros dois fatores muito importantes: a alimentação e o repouso. “Procure sempre a ajuda de profissionais para ambas as áreas: seja na atividade física ou na hora de se alimentar, você precisa ser bem orientado”, ressalta.
Fonte: HIDRATAR