Com o passar do tempo a expectativa de vida dos brasileiros vem mudando, mas além dela a aparência de pessoas que já passaram dos 60 também. Já não é mais possível apontar a idade de alguém através de traços antes característicos da idade. Avançaram os tratamentos estéticos, produtos para conservar e até rejuvenescer. Com relação a atividade física não foi diferente. Cada vez mais encontramos pessoas dessa faixa etária nas academias praticando, musculação, ginástica, caminhando ou correndo na esteira e os depoimentos são quase sempre os mesmos.”como é bom praticar exercício” Também nem precisaria perguntar pois geralmente o sorriso no rosto e a imagem de saúde e bem estar carregada de felicidade e anos a menos de envelhecimento nos provam como é bom realizar exercícios físicas após os 60. Isso sem contar na prevenção de lesões, diminuição e tratamento de dores, melhora das funções cotidianas como sentar, agachar, carregar objetos pesados e até a não dependência física e de medicamentos. Entretanto para que tudo isso se torne uma realidade segura e eficiente coloco algumas dicas
– Procure uma academia confiável que tenha além de professor treinado e responsável técnico um departamento de avaliação física.
– De preferência a academias que ofertem várias modalidades para que você escolha a que mais lhe agrada.
– Experimente antes de escolher. Procure realizar aula experimental com a intenção de avaliar o serviço e verificar se os professores dão atenção ou se aquela modalidade tem o seu perfil e até se as pessoas que freqüentam o ambiente lhe agradam.
-De preferência aos períodos da manhã e no inicio da tarde, horários em que vai encontrar pessoas da mesma faixa etária, assim poderá reencontrar antigos amigos ou ate fazer novos.
-Procure incluir além de programas como musculação, outras atividades. Uma boa sugestão é incluir pilates uma vez por semana a sua rotina para complementar. Além de ficar barato os ganhos são extraordinários.
E lembre-se, investir em atividade física só Lhe trará benefícios além de ser muito mais barato que tentar comprá-los na farmácia.
Autor: Vitor Mendes Bregue Daniel