Antes de ser craque de bola, diversas valências físicas, qualidades e habilidades precisam ser aprendidas e treinadas. Lateralidade, coordenação, agilidade, domínio de bola são só alguns dos exemplos que são ensinados nas bases do futebol. No mundo fitness, não é diferente. Seja no crossfit ou na musculação, o trabalho de base é tão importante e fundamental como em qualquer outro esporte.
Movimentos básicos devem ser ensinados por um professor, e repetido pelo praticante (Foto: Getty Images)
+ Qualquer pessoa pode fazer crossfit? Fundamental é conhecer seus limites
Negligenciar os exercícios básicos ou deixar de fazer aquecimento e mobilidade pode ser fator determinante para o aparecimento de lesões. A aprendizagem do gesto motor, da conscientização do movimento e da musculatura envolvida, tanto quanto a preparação das articulações e aquecimento, devem acontecer em toda sessão de treino. Pensar no que vai fazer e fazer com consciência, influencia diretamente nos seus resultados. Tudo pode e deve ser treinável.
Levantadores de peso, por exemplo, fazem um ensaio de todos os movimentos com um simples bastão antes de levantar centenas de quilos. Lutadores, após o aquecimento, ensaiam mentalmente os movimentos dos golpes planejados para luta a seguir. Essa preparação mecânica e mental dita o foco com que você treina. Tenha foco e colha os resultados.
Fonte: Globo Esporte