O frio chegou! E garanto que a sua vontade de comer também. Isso acontece porque com o frio nosso organismo aumenta o gasto energético e se esforça muito mais para aquecer nosso corpo.
Seja esperto então e controle sua dieta nesse período, sua perda de gordura é muito mais favorecida do quem outras épocas do ano.
Motivos para treinar no frio
- Queima mais calorias: É normal aumentar a vontade de comer gordura, as chamadas comidas “gostosas” (rs), pois o corpo precisa de mais calorias para se aquecer. Logo os exercícios podem contribuir para manter o equilíbrio entre peso e alimentação.
- Combate o mau humor e depressão: Quando praticamos atividade física, o corpo estimula a liberação de hormônios (endorfina e serotonina), o que causa uma sensação de prazer e contribui para combater a depressão nos dias de frio.
- Melhora o sono: Um estudo publicado na revista Mental Health and Physical Activity revelou que pessoas habituadas a praticar pelo menos 150 minutos de exercícios por semana dormem melhor e ficam mais alertas durante o dia, comparadas àquelas que praticam pouco ou nenhum exercício.
Dúvidas na hora de treinar:
O que usar?
Galera isso é muito subjetivo, há quem sinta mais frio e aqueles que correm de regata e bermuda às 6h da manhã em um frio de lascar. Hoje a gente encontra inúmeros acessórios: legging, bermudas térmicas, luvas, manguitos, meias de compressão, casacos corta vento, etc.
Minha sugestão é pensar no tipo de treino que você vai fazer. Vou correr na rua, no parque ou vou treinar na academia? Lembre-se de que o seu corpo vai aquecer e dependendo do que você estiver usando vai incomodar e atrapalhar o treino, tente usar o essencial!
Aqueça! Faça o que chamamos de “preparação do movimento”, separe no mínimo uns 10 minutos e faça movimentos relacionados ao seu treino; o seu corpo precisa entender que será usado, com isso o risco de lesão é bem menor.
O mais importante é não parar, ainda mais se você tem metas e espera resultado com os treinos. É comprovado que fisiologicamente o corpo precisa de aproximadamente 3 meses de regularidade para entender que está fazendo algo; depois deste período, é comum que o corpo sinta falta, virando o exercício uma fonte de prazer.
Fonte: horadotreino