O cross training é uma atividade cada vez mais difundida e apreciada em academias de fitness. Ele permite que aqueles que desejam aumentar rapidamente a sua condição física geral através de diferentes exercícios realizados em um tempo determinado. Os atletas o usam especialmente para continuar a reduzir seus pontos fracos e se prepararem para suportar as fases mais intensas do treinamento. Neste artigo, a Domyos lhe conta tudo sobre esta tendência de treinamento que não param de falar dele.
O QUE É O CROSS TRAINING ?
O cross training ou treino funcional completa o treinamento tradicional de musculação, que tem como objetivo trabalhar um músculo isolado. Nos últimos anos, ele tornou-se um esporte da moda, acessível a todos, que tende a impor-se como “A” disciplina do retorno à forma. Ele difere dos outros métodos:
- pela intensidade maior do que no treino clássico com a sequência de exercícios que mobilize todos os músculos e um tempo de recuperação curto (quanto mais forte a intensidade mais os exercícios que se tornam difíceis).
- os movimentos funcionais solicitam todas as cadeias musculares para produzir um movimento natural como correr, pular, jogar, atirar…
- a grande diversidade dos exercícios tornam as sessões muito variadas e lúdicas.
Estes três princípios fazem do cross training um método exclusivo e muito eficaz
5 BOAS RAZÕES DE PRATICAR O CROSS TRAINING
O cross training é um método de treinamento exclusivo e altamente eficaz por 5 motivos:
DURAÇÃO DAS SESSÕES
As sessões são muito curtas, ideais para as pessoas que possuem pouco tempo a dedicar-se ao esporte. Treinando cerca de 30 minutos 3 vezes por semana, há melhorias do sistema cardiorrespiratório, na força muscular, perda de massa gordurosa e boa manutenção e até mesmo um aumento de massa muscular.
EFICIÊNCIA E PROGRESSO CONSTATADOS
Se você é um esportista iniciante ou regular, todas as qualidades físicas são solicitadas durante uma semana típica de cross training, o que permite a cada um de progredir. Por exemplo, um corredor não vai progredir do ponto de visa cardio (ele também não vai regredir!) mas poderá melhora sua força, velocidade, explosão… qualidades que ele não solicita habitualmente.
EXERCÍCIOS VARIADOS E LÚDICOS
O objetivo geral do cross training é tornar-se o mais completo possível, ou seja, ter um corpo equilibrado entre a força e a resistência. Cada sessão proposta é construída de um modo diferente para evitar a rotina. Assim, você mantém a vontade e o prazer de se exercitar ao máximo!
DESENVOLVIMENTO E MANUTENÇÃO DAS CAPACIDADES FÍSICAS:
- resistência cardiovascular e respiratória
- resistência muscular
- força
- flexibilidade
- velocidade
- agilidade
- coordenação
- equilíbrio
- ganho de tônus e desenho muscula
O CROSS TRAINING NECESSITA POUCO MATERIAL
Para fazer cross training, não há necessidade em material pesados ou de vários equipamentos de ginástica. De acordo com os movimento:
- Os movimentos de impulso, como as flexões podem ser feitos através do Push Up Gain
- Os puxamentos ou trações exigirão simplesmente uma barra de tração
- Os exercícios de prancha utilizarão um Domyos Strap Training
- Para os chamados movimentos funcionais, você deve escolher o Kettle Bell, as Medecine ball ou mesmo colete com peso para aumentar a dificuldade.
O QUE ACONTECE DURANTE UMA SESSÃO DE CROSS TRAINING?
Uma sessão de cross training dura cerca de 1 h. Ela se divide da seguinte maneira:
- A fase de aquecimento para preparar o corpo para o exercício
- conteúdo da sessão mistura exercícios cardiovasculares e/ou musculação
- retorno à calma: recuperação: ativa, relaxamento, auto massagem, trabalho de fortalecimento profundo…
Você vai entender, o cross-training é um treinamento funcional ideal para desenvolver todas as suas qualidades físicas. Use como complemento da sua própria atividade esportiva para aumentar seu desempenho!
Fonte: domyos