Sete coisas e ações típicas estragam a postura e tornam a figura encurvada e nada atlética. Tudo o que você precisa saber para reduzir o risco de curvatura da coluna vertebral.
1. Mochila
Carregar mochila pesada é uma das causas mais frequentes de postura in29correta e curvatura da coluna vertebral(1). O peso da mochila faz os ombros caírem para a frente, criando uma curva nas costas. Se, ainda por cima, levar a mochila pesa apenas por uma alça, a coluna acabará por encurvar também para o lado.
O ideal recomendado é que não se usem mochilas clássicas (e muito menos usá-las penduradas em apenas uma alça), preferindo mochilas triangulares com alça transversal. Neste caso, o peso vai recair sobre a parte inferior, mais forte, do trapézio.
2. Sapatos incorretos
Se as mulheres estão muitas vezes cientes de que os sapatos de salto alto têm um impacto negativo sobre a coluna vertebral, poucos são os homens que acham que calçado sem absolutamente nenhum salto (tênis, sandálias e chinelas) também seja prejudicial, podendo causar pé chato e distúrbios no caminhar.
Especialistas acreditam que sandálias de praia são a pior das opções para se calçar. O seu uso constante não só leva à formação de um andar arrastado e ao aumento do ângulo de rotação do pé, como também aumenta significativamente o risco de dor de costas(2).
3. Trabalho em frente do computador
Mesmo o trabalho em frente do computador com a posição mais correta possível, com os pés bem firmes pousados no chão, um ângulo de 90-120o entre os quadris e o tronco, com ângulo do cotovelo perto dos 90° e a tela ao mesmo nível dos olhos (um pouco acima da mesa), leva à má postura.
A causa disso é a inconsciente inclinação do pescoço para a frente, a sua aproximação à tela. Se analisarmos a situação real de uma pessoa sentada em frente do seu laptop, então a maioria dos pontos acima não se verificam. O resultado são dores crônicas nos pulsos, pescoço, costas e cintura.
4. Telefone celular
Você se recorda como se comportou a sua avó ao ver um smartphone pela primeira vez? – O mais provável é que ela o tenha levantado ao nível da vista e aí o tenha analisado. Agora preste atenção às pessoas ao seu redor: a maioria delas segura no celular bem lá em baixo e se inclina sobre ele.
A primeira coisa que deve fazer é tentar não usar o celular enquanto caminha, pois isso afeta consideravelmente não só a postura, mas também a própria marcha. Se possível, use o telefone para navegar na internet ou jogar apenas quando estiver sentado, segurando-o sempre ao nível dos olhos.
5. Dirigir carro
O assento do carro bem baixo, que faz com que os joelhos fiquem acima da posição normal, é considerado o mais prejudicial para a saúde da coluna(3). Adicione a isso a inclinação para a frente, para o volante, e você terá não só dores nas costas, mas também desordem global da postura.
Para dirigir um carro, os especialistas aconselham não só usar almofadas especiais no banco, que levantam o quadril, mas também várias abas ergonômica entre as suas costas e a cadeira, que ajudam a manter a curvatura natural na parte inferior da coluna vertebral.
6. No sofá
É óbvio que tudo o que foi dito acima se aplica à posição de quem se senta no sofá. Cada vez mais as pesquisas sugerem que muitas horas de posição errada podem conduzir à deterioração da posição e também ao desenvolvimento e agravamento de diversas doenças metabólicas(3).
A posição semideitada com inclinação lateral é a pior de todas para a sua saúde. A posição correta para quem se senta no sofá é aquela da cadeira da classe business dos aviões, com as pernas e cabeça amparadas e um ângulo de 120o entre o corpo e o quadril.
7. Dormir na posição errada
Passamos cerca de um terço do nosso dia dormindo, o que faz com que a posição que assumimos durante o sono seja a mais natural para o nosso corpo. Se você dorme constantemente em uma posição errada, com almofada muito alta, isso levará seguramente ao encurvamento da coluna vertebral.
A posição mais correta e saudável para as costas é quando você se deita de costas com duas almofadas apoiando o corpo: uma almofada bem fina debaixo da cabeça e uma almofada de espessura média colocada debaixo dos joelhos e erguendo ligeiramente os quadris.
***
Se passar a vida toda em uma posição inclinada e torcida, por volta dos 30 ou 40 anos a pessoa começa a sentir os efeitos dos distúrbios da postura: dores crônicas nas costas, fadiga constante e distúrbios metabólicos. É de importância crítica iniciar a correção da postura o mais cedo possível.
Fonte: fitseven