Musculação na Menopausa, faz bem para você!

Você sabia que a menopausa, entre outros efeitos, altera significativamente o modo com que o organismo distribui a gordura no corpo feminino?  Pois, a vida toda, as mulheres são acostumadas a ter um acúmulo de gordura nas zonas externas, como quadril e coxas. Os responsáveis por esse controle e distribuição são, justamente, os hormônios femininos que, na fase da menopausa, encontram-se em baixa no organismo. Assim, o padrão da distribuição de gordura começa a ser alterado e ficar parecido com o que acontece nos homens, que apresentam o acúmulo de gordura internamente.

Essa é a hora de investir na musculação como uma grande aliada das mulheres na menopausa. A prática proporciona o aumento no processo em que as proteínas são captadas, metabolizadas e utilizadas pelo músculo, desencadeando a maior absorção de cálcio pelos ossos e reduzindo o risco de outras doenças. A musculação também ajuda a promover um alto gasto calórico, pois a força empregada acaba por acelerar o metabolismo, além de ser a única atividade a gerar um aumento de massa muscular, principalmente nesta fase de vida.

Por sua vez, o aumento da massa provoca um maior gasto energético, mesmo nos horários de lazer e descanso, pois se gasta mais energia quando a massa muscular é maior. O fato é um importante aliado contra o acúmulo de gordura interna que surge com a mudança de padrão originada pela menopausa.

Youtube

Conheça nosso Youtube

TREINE EM CASA

Não pare por aí

Veja mais